Projeto transforma carros abandonados em jardins

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

Um grupo de amigos de São Paulo encontrou uma alternativa para transformar e se apropriar de elementos esquecidos na cidade. Eles transformam carros abandonados na rua, tomados por lixo, em jardins. O projeto foi chamado de Ocupe Carrinho.

A ideia surgiu em 2012, quando o produtor audiovisual Felipe Correlli estava em busca de uma intervenção para fazer no Baixo Centro, um festival que promove diversas atrações culturais gratuitas pelo centro de São Paulo. Ele percebeu que havia um carro abandonado há alguns meses no caminho que fazia todos os dias pra chegar ao trabalho. Até que um dia colocaram fogo no veículo, que depois de duas semanas já estava cheio de lixo. Com a ajuda de amigos, Correlli resolveu limpar o carro, pintá-lo e colocar umas mudas de plantas, transformando-o em uma jardineira.

Pedestres e amigos que andavam próximos a instalação, pararam para auxiliar na pintura. Um ano depois, os rapazes transformaram mais dois carros abandonados em jardineiras todos na mesma região e sempre com a ajuda de amigos, transeuntes e moradores de rua. O projeto ganhou nome e em pouco tempo atraiu a atenção dos moradores da capital paulista, sendo destaque em diversos blogs de sustentabilidade e arte pelo mundo.

Devido ao sucesso do projeto o novo objetivo é realizar a intervenção com mais regularidade: um carro por mês. Segundo os realizadores a intenção é através desse tipo de intervenção melhorar a autoestima e a qualidade de vida das pessoas que moram em São Paulo.

 

Saiba mais em O Globo.

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário