Projeto Tamar gerará própria energia com sistema solar

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

A sede do projeto Tamar da Praia do Forte, localizada no município de Mata de São João, Bahia, se torna hoje, dia 5 de setembro, o primeiro ponto de trabalho a gerar sua própria energia. A eletricidade, que será capaz de manter as operações da própria base, será usada também para injeção de energia na rede pública, já que a produção será excedente. O Tamar, que é referência internacional no trabalho de conservação de tartarugas marinhas, pretende expandir o “Programa Telhado Solar” pelas outras sedes, em parceria com o governo alemão e com a empresa Donauer Solar, também alemã.
 
A rede de criação fotovoltaica do Tamar na Praia do Forte contará com um microgerador de 11,52 KW(Kilowatts) de potência, instalado em uma parte do telhado da loja da sede. Para abastecê-lo, serão usados 12 painéis solares de 240 W (watts) também no telhado, enquanto outros 72 painéis de 120 Watts serão usados em uma pérgola, uma espécie de galeria criada especialmente para recebê-los. A energia solar poderá ser utilizada no exato momento da geração, mas também ficará acumulada em redes elétricas ou em baterias para uso posterior.
 
Funcionamento e manutenção:
Marco Nowak, diretor da Donauer Solar no Brasil, diz que a empresa garante o funcionamento das placas solares por até 25 anos e, após esse período, garante ao menos 80% da produção inicial.
 
Sobre a manutenção, Nowak destacou que o custo é quase nulo. “Não há peças móveis. Portanto, não é necessária substituições por desgaste. As células são cobertas por placas de vidro e por serem inclinadas, com a chuva são automaticamente limpas, tornando gastos com limpeza praticamente zero”, ressaltou.
 
Fonte:

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário