Projeto promove reciclagem dos cartões de crédito inutilizados

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

Já pensou o que fazer com cartões de créditos unutilizáveis? Pensando nessa questão, a  RS de Paula, indústria que confecciona cartões de PVC, criou um programa inédito no Brasil recolhe esse tipo de produto, incentiva a reciclagem da principal matéria prima dos cartões (o PVC) e o reaproveita para outros materiais.

Desenvolvido em 2011, o Programa RC Reciclagem já contabiliza o recolhimento de cerca de 120 mil cartões, o que equivale aproximadamente a 600 kg de resíduos que provavelmente seriam descartados na natureza.

Este ano foram implementados Unidades Coletoras de Cartão em três estações do Metrô de São Paulo, com a intenção de oferecer à população o descarte seguro e consciente dos cartões. Foram cerca de quatro mil pessoas que já depositaram seus cartões nas máquinas, o que representa o descarte de oito mil unidades.

Para  o empresário Renato Soares de Paula, idealizador do programa, este número ainda é pequeno perto do potencial das estações do Metrô, locais onde há a circulação de mais de quatro milhões de pessoas por dia.

Ainda segundo ele, a iniciativa agora está em uma nova fase. “Conseguimos desenvolver internamente uma placa reciclada altamente resistente e decorativa a partir de matérias-primas que antes não eram aproveitadas, tais como os chips e as tarjas magnéticas”- destacou Renato. E exemplifica “Com essas placas podemos criar diversos produtos como porta copos, capa de cadernos e agendas, jogos americanos, quadros, tampo de mesa, enfim uma infinidade de objetos decorativos e funcionais”.

Fonte:
EcoD

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário