GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

Projeto ecológico pode fazer cidade turística fantasma renascer


Quando a Turquia invadiu o Chipre, em resposta a um golpe de estado promovido pelos partidários da união com a Grécia, milhares de moradores fugiram, deixando para trás um resort glamuroso que já recebeu celebridades de Hollywood como Elizabeth Taylor. Mas agora essa situação pode mudar, já que o professor do Massachusetts Institute of Technology (MIT) Jan Wampler pretende reunir um time de arquitetos, urbanistas, líderes empresariais e ativistas pela paz para juntos reconstruírem a cidade. 
 
"Essa é uma tremenda oportunidade", disse Wampler nos bastidores de um seminário de cinco dias para coletar contribuições locais sobre como Varosha deveria renascer. "Nós podemos criar uma cidade sustentável, ecológica, com geração de empregos para jovens e que poderia ser reconhecida pela Europa como um exemplo." Apesar disso, para pôr seu projeto em prática o professor deverá lutar contra um gigante obstáculo: A complexa política do país.
 
Para que o projeto saia do papel, o norte turco e o sul grego do país precisam entrar em um acordo de paz, mas as conversas e negociações para tal estão há anos suspensas. Com hotéis à beira-mar em ruínas, a cidade de Verosha é um emblema dos horrores da guerra, que fez com que em 40 anos pouquíssimas pessoas pisassem em seu território.
 
 
Fonte:


23 de janeiro de 2014