Programa Produtor de Água leva melhorias a bacia dos rios

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

O Programa Produtor de Água está, desde dezembro de 2012, readequando as propriedades rurais da Bacia do Pipiripau, localizada na região Nordeste do Distrito Federal, a 55 Km do centro de Brasília. A vazão do rio Pipiripau vinha diminuindo e comprometendo a irrigação e o abastecimento dos 200 mil habitantes das cidades Sobradinho e Planaltina. Em todo o Brasil, são 38 projetos em execução, abrangendo área de 400 mil hectares, dos quais 40 mil já recuperados. São mais de 1,2 mil produtores recebendo por serviços ambientais e uma população impactada de mais de 40 milhões.





O foco do programa é o estímulo à política de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), voltada à proteção hídrica no Brasil. Assim, o governo federal apóia projetos que visem a redução da erosão e do assoreamento de mananciais no meio rural, melhorando a qualidade e a oferta de água. A iniciativa presta apoio técnico e financeiro à montagem dos arranjos de pagamento por serviços ambientais e para a execução das ações de conservação de solo e água nos diversos projetos existentes.



“Nos últimos seis anos temos tido problemas com falta de água em Pipiripau e até racionamento”, disse o gerente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF), Geraldo Magela Gontijo. “Aqui já teve até morte por disputa de água.” O gerente da Emater-DF trabalha na região há 28 anos e relata a tomada de consciência dos produtores. “Quando eu cheguei aqui tudo era irrigação por sulco. Se a gente tivesse continuado naquele modo de irrigação a água não daria para 10% dos produtores. Hoje 90% é gotejamento e 10 % aspersão. Essa irrigação que gastava um rio de água não existe mais”, explicou.



A produtora rural Fátima Cabral, há cerca de 15 anos, migrou da cidade para o campo buscando uma nova opção de vida, sem nenhuma aptidão ou experiência. O programa deu o apoio técnico que ela precisava. Na sua chácara foram plantadas 8 mil mudas de árvores nativas do cerrado para recuperação de uma área de 8 hectares, onde fica uma nascente que anteriormente era pisoteada pelo gado. Na propriedade também foi feito terraciamento – técnica agrícola de conservação do solo, destinada ao controle de erosão hídrica, utilizada em terrenos muito inclinados.



O Programa Produtor de Água no Pipiripau conta com apoio de diversos parceiros: Ministério do Meio Ambiente, Ministério da Integração, Governo do Distrito Federal, Ceasa-DF, Emater-DF, Fundação Banco do Brasil, Água Brasil, WWF, Rede Sementes do Cerrado, Sesi, The Nature Conservancy e Universidade de Brasília (UnB).

 
Saiba mais sobre o Programa em MMA.

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário