GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

Professor da USP ganha prêmio internacional de ciência


O professor José Goldemberg, do Instituto de Eletrotécnica e Energia da Universidade de São Paulo (USP), ganhou o Prêmio de ciência de Trieste Ernesto Illy, na cerimônia realizada em Hyderabad, na Índia.

O prêmio é concedido a cada ano a pesquisadores de países em desenvolvimento por contribuições importante à ciência. Segundo declaração de Goldemberg à Fapesp, "o prêmio é um reconhecimento sério, que vem de cientistas que partilham e identificam o real valor de pesquisa, sem qualquer interesse político". O prêmio tem o valor de US$ 100 mil.

Goldemberg é um dos maiores especialistas em energia do mundo, e é conhecido por ser defensor do uso de novas tecnologias para promover o debate sustentável. Em 1978, ele publicou artigo na revista Science, no qual apresentou série de evidências científicas demonstrando que biocombustíveis, então derivados da cana-de-açúcar, poderiam reduzir o uso de combustíveis fósseis no Brasil. Os estudos reforçaram o apoio ao programa brasileiro de biocombustíveis. Atualmente, o Brasil produz mais de 25 bi de litros de etanol de cana-de-açúcar por ano.

Em 2009, outro brasileiro ganhou o prêmio. Carlos Clemente Cerri, professor e pesquisador do Centro de Energia Nuclear na Agricultura da USP, venceu graças à estudo sobre o impacto climático das práticas agropecuárias sobre o clima.

Conheça a FAPESP.

(fonte Fapesp)


21 de outubro de 2010