GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

Produção de soja sustentável


A idéia principal em torno da "moratória" é conciliar a preservação do meio ambiente com o desenvolvimento econômico da região. Isto é possível a partir de cuidados na produção e também pela mobilização de compradores contra fornecedores que desmatam e não se engajam com as práticas sustentáveis.

O grupo vai trabalhar em conjunto com entidades representantes da sociedade civil (principalmente ONG's ambientais e sociais) para desenvolver e implementar uma estrutura de governança com regras de como operar no Bioma Amazônia e cobrar do governo brasileiro a definição, aplicação e cumprimento de políticas públicas (zoneamento econômico-ecológico) sobre o uso da terra nesta região.

A iniciativa é da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais - ABIOVE e da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais – ANEC, que conta também com o apoio de organizações da sociedade civil, da indústria e do Ministério do Meio Ambiente – MMA.

No dia 1 de dezembro o GTS ganhou um importante parceiro neste processo. O Banco do Brasil que se comprometeu com a causa e não permitirá financiamento para quem não se estiver de acordo com as premissas previstas pelo GTS. Outra providência será incentivar linhas de crédito voltadas à recuperação de Áreas de Reserva Legal e de Preservação Permanente.

Leia mais sobre o GTS:

Site ABIOVE

Site do Banco do Brasil


07 de dezembro de 2010