Primeiro polo de reciclagem do Brasil é inaugurado em Gramacho

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

Inaugurado nesta sexta-feira, o primeiro polo de reciclagem do Brasil nasce daquele que antes era o maior lixão do país. Localizado em Gramacho, em Duque de Caxias (RJ), o antigo lixão agora dá espaço para dois galpões voltados para o recebimento, triagem, enfardamento e estocagem de resíduos para a venda. Na primeira fase do projeto, que termina no final de dezembro, cerca de 140 catadores terão todo o espaço à disposição, além de projetos executivos que serão entregues pela Secretaria Estadual do Ambiente.
 
Para a segunda fase, está prevista a construção de mais seis galpões, duas unidades de processamento de resíduos, um centro administrativo para cursos de qualificação profissional e uma creche. A partir da promoção de uma inclusão socioprodutiva, 400 ex-catadores poderão utilizar as intalações, que pretendem ajudar o Rio a continuar sendo o líder em avanço da educação ambiental no país.
 
O secretário do Ambiente do RJ, Carlos Minc, disse que a intenção do governo é ampliar a iniciativa de reciclagem. "Nós estamos em contato com a UFRJ, para que eles possam nos apoiar nessa iniciativa, nos dando resíduos para que os catadores aqui possam reciclá-lo”, comenta. Segundo ele, o governo pretende implantar uma medida para que as cooperativas não esperem meses até conseguir tirar uma licença ambiental. Também haverá um trabalho de conscientização das grandes empresas.
 
Fonte:

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário