Primeira usina de biogás carioca será inaugurada amanhã

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

O que era lixo inútil, a partir de amanhã (7/6) será fonte de 10% da energia consumida pela REDUC. Isto é possível a partir do início do funcionamento da primeira usina de biogás que leva o
combustível do lixão até a refinaria por meio de duto de seis quilômetros.

O investimento da prefeitura do Rio neste empreendimento de "gás verde" foi R$ 240 milhões e sua capacidade de produção é de 70 milhões de metros cúbicos de biogás por ano.

Segundo o consórcio Novo Gramacho, responsável pela obra, este montante equivale ao fornecimento de energia de todas as residências e estabelecimentos comerciais do Rio.

O biogás é composto por 50% de gás carbônico (CO2) e 50% de metano (CH4) gerado da decomposição da matéria orgânica aterrada em Gramacho, o chorume.

Além do combustível, a iniciativa trata do chorume e o transforma em água – que vai para uma área de mangue próxima – e material contaminado que volta para usina sem contato com o meio ambiente.

Pretende-se recurperar a verba investida e gerar lucro através da venda de combustível e da negociações de crédito de carbono gerada pelo empreendimento.

Fontes:

O Globo

Site Eletrosul
 

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário