GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

Por dentro da Rio+20


Floresta
Plantar e preserva árvores são alguns dos segredos para a saúde florestal. Após debate realizado pela internet no Riocentro através dos Diálogos para o Desenvolvimento Sustentável ficou concluído que para sustentar o planeta é preciso: restaurar 150 milhões de hectares de florestas em terras degradas em todo o mundo até 2020 (o mais votado na internet); promover ciência, tecnologia, inovação e conhecimento tradicional para tornar as terras mais produtivas sem a destruição delas (opção que ganhou 54,4% dos votos entre os presentes no Riocentro); e determinar como meta o desmatamento zero (escolhido pelos especialistas da mesa). Os temas estiveram entre os dez mais votados, em consulta pública aberta na internet.

Combustíveis fósseis
Neste último domingo, 17, a pauta principal que mobilizou pessoas nas areias de Copacabana foi o petróleo. Aproximadamente 30 manifestantes chamaram a atenção de banhistas e pedestres que passavam pela orla, quando estenderam na areia uma faixa grande contra os subsídios dados aos combustíveis fósseis.  A intenção do grupo, composto por integrantes de ONGs como a Avaaz e a 350.org, é propor que a quantia de U$ 1 trilhão  gastos a cada ano com ajuda para extração de combustíveis fósseis sejam investidos em energia renovável. O pedido, com 1 milhão de assinaturas colhidas no mundo todo, foi encaminhado aos líderes do G20 na cidade de Los Cabos, no México.

Redução de gases do efeito estufa
Na próxima terça-feira, 19, serão anunciadas metas para redução da emissão de gases de efeito estufa pelas 60 maiores cidades do planeta, grupo conhecido como C-40. A publicação acontecerá em evento paralelo à Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20). De acordo com Eduardo Paes, a tomada de decisão pelas maiores cidades do mundo tem impacto efetivo e tem de acontecer. "Não adianta só os chefes de Estado tomarem decisões e os prefeitos, a sociedade e a iniciativa privada, não. Cada um tem que fazer a sua parte" - disse.


18 de junho de 2012