População de São Paulo recebe composteiras da prefeitura

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

Você sabia que das 18 mil toneladas de resíduos que vão parar nos aterros sanitários de São Paulo todos os dias, 5 mil poderiam ser transformadas em adubo? Com esse número em mente, a Prefeitura lançou um programa em que irá disponibilizar, gratuitamente, caixas composteiras à população.

O grande problema dos aterros são os problemas ambientais decorrentes da decomposição do material, em especial orgânico. O chorume tóxico, por exemplo, infiltra-se no solo e pode contaminar até mesmo a água subterrânea. Com o uso da composteira, formada por duas caixas digestoras e uma caixa para o líquido resultante do processo, as cascas de frutas e legumes, restos de alimentos, borra de café e folhas são transformados em um poderoso adubo, que pode ser utilizado em pequenas hortas e jardins.

Inicialmente serão distribuídas 2 mil composteiras para fins de teste. Quem quiser participar da experiência precisa ter um espaço de 60 cm x 40 cm x 90 cm e produzir lixo orgânico diariamente – o cadastro pode ser feito por meio do site Composta São Paulo. O uso do equipamento é bastante simples e requer cerca de 30 minutos por semana. Além da composteira, a Prefeitura se comprometeu a dar oficinas ensinando a usar o equipamento e dando dicas de como reutilizar o lixo corretamente.

Fonte:
Hypeness

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário