GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

Poluição é coisa séria


A Intendência Metropolitana de Santiago decretou no mês de junho pré-emergência ambiental, devido aos altos índices de poluição que afetam a cidade, uma das cidades mais contaminadas do planeta. É a segunda vez que a capital chilena decreta pré-emergência ambiental só em 2011.

As autoridades regionais divulgaram no começo do mês uma medida que proíbe a circulação de veículos com selo verde (conversor catalítico) entre 7h e 21h, baseada na numeração das placas, como o rodízio feito em São Paulo.

Veículos não catalíticos não circularão. Porém, esses modelos praticamente não existem na região metropolitana. A medida inclui ainda a interrupção das atividades de diversas práticas industriais que geram gases poluentes, de acordo com a disposição emitida pela autoridade de saúde.

O Ministério da Educação também poderá suspender as aulas de Educação Física nos estabelecimentos localizados em áreas com índices de poluição muito altos.

Segundo o jornal Estado de São Paulo, a capital chilena, segunda cidade mais poluída da América Latina - perde apenas para a Cidade do México -, registra constantes episódios de alerta ambiental há mais de 20 anos que afetam, sobretudo, bebês e idosos.
 


14 de junho de 2011