GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

Política Nacional de Resíduos Sólidos


O prazo apertou, o governo tem até junho para elaborar a proposta do Plano Nacional de Resíduos Sólidos que inclua metas de redução, reutilização, reciclagem de resíduos, aproveitamento energético e extinção de depósitos de lixo a céu aberto. A medida foi sancionada em agosto e regulamentada em dezembro de 2010,

O Ministério do Meio Ambiente se pronunciou a respeito do grupo interministerial, afirmando que a nomeação do grupo sairá até fevereiro, mesma época da instalação do comitê orientador para a implantação dos sistemas de logística reversa - formado pelos ministros do Meio Ambiente, da Saúde, Fazenda, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e da Agricultura.





A lei prevê algumas mudanças drásticas. Além da exigência de políticas locais, determina que até agosto de 2014 nenhum resíduo sólido seja mandado para aterros sanitários, apenas o material orgânico para compostagem ou para geração de energia (gás). Até essa data, não poderão funcionar mais os depósitos de lixo a céu aberto.





Para acabar com os lixões o MMA conta com a presença maciça da coleta seletiva, por parte do governo, empresas e cidadãos.




A proposta é ousada, porém necessária, vamos aguardar e acompanhar esse processo.

 

fontes: NBr, Canal Rural


07 de janeiro de 2011