GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

PNUMA mostra os 21 desafios ambientais do século XXI



O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) divulgou estudo que lista os 21 desafios ambientais do século XXI. Desenvolvido por 22 cientistas da ONU, o documento foi publicado no  Fórum Mundial de Ministros do Conselho Administrativo, realizado em Nairóbi.

De acordo com os cientistas da ONU, há uma grande necessidade de se estabelecer uma governança internacional sobre as questões ambientais. Muitos deles enxergam o atual sistema  de gerência internacional como  mal elaborado, pois muitos acordos multilaterais fechados no século XX não têm representação e efetividade necessária para o suporte político em pesquisas, estruturas e nos governos locais.

Outro desafio importante é a capacitação dos profissionais para atuar em direção à economia verde. Segundo os cientistas, é necessário uma boa atualização nas habilidades e na educação da força de trabalho global para que as oportunidades desta nova etapa sejam aproveitadas.

A lista de desafios foi estabelecida pelo Painel de Previsão após oito meses de estudos das crises mundiais que mais impactam o planeta e o bem-estar humano. Mais de 400 cientistas e pesquisadores de liderança no mundo todo foram consultados  “É uma espécie de raio-x da opinião de cientistas, destacando o modo como mesmo os problemas antigos como governança, segurança alimentar e escassez da água estão se desenvolvendo e mudando ao passo que as transformações ambientais apresentam novos desafios”- afirmou Achim Steiner, diretor do PNUMA.


Fonte:
Planeta Sustentável


05 de março de 2012