GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

Plante um peixe!


Fabien Costeau é filho de Jean Michel Cousteau e neto do legendário navegador Jacques Yves Cousteau. Durante sua apresentação no TEDxRio+20, ele falou da sua paixão, herdada de pai para filho, pelos mares e rios. Afirmou: "as pessoas cuidam e protegem aquilo que amam". E, para amar, é necessário conhecer e conviver.

Partindo desse princípio, Fabien idealizou o projeto "Plante um Peixe" que, a partir da educação ambiental e atividades recreativas aproxima pessoas de ecossistemas e animais ameaçados de extinção nos mares e rios.

Como exemplos citamos as ostras que são filtros naturais das águas além de servir de alimento e abrigo para outros animais. Há algumas décadas o Rio Hudson, que corta Nova Iorque, era considerado a maior baía de ostras do mundo. Agora a realidade é outra e Julien pretende mudá-la a partir de parcerias com escolas e comunidade local para permitir que as ostras voltem a habitar o rio.

Além das ostras, existem diversos programas que fazem parte do projeto como é o caso das tartarugas, mangues e corais.

As iniciativas acontecem em diferentes lugares do mundo como El Salvador e Florida. A preservação associada às necessidades locais justifica o cuidado por aqueles que passam a conhecer o valor do ecossistema saudável. Gincanas, aulas de como viver com menor impacto ambiental, mergulho, entre outros, fazem parte das atividades promovidas pelo projeto.

"Plante um Peixe" baseia-se nos princípios de apoderamento, educação e preservação e recebe doações pela internet!

Saiba mais sobre a iniciativa:
http://www.plantafish.org/


27 de junho de 2012