Piso em estação de metrô na França gera energia por meio de passos

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

A cada passo que cada pessoa no mundo dá, energia poderia ser gerada para acender lâmpadas e carregar gadgets. Para a Pavegen, essa pode ser uma realidade em cerca de 10 anos, mas por enquanto, é só um teste. A empresa, que desenvolve essa tecnologia e já a testa até em campos de futebol no Brasil e também no Aeroporto de Londres na Inglaterra, instalou 14 peças com a tecnologia numa estação de metrô de Sait-Omer, no norte da França. O resultado foi energia limpa suficiente para alimentar lâmpadas LED e também para carregar celulares através de duas portas USB instaladas em um banco. 

 
O piso, feito parcialmente de borracha reciclada se curva lentamente, criando cerca de 7 watts de energia cinética a cada passo dado sobre o piso. A energia produzida é armazenada em pequenas baterias embutidas no piso e pode ser utilizada em até 3 dias. 
 
Mesmo que um passo crie energia suficiente para manter uma lampada acesa por poucos segundos, a tecnologia tem potencial, mesmo que outras fontes de energia limpa sejam mais práticas, basta pensar em quantos passos as pessoas dão em 24 horas para entender o tamanho do potêncial da tecnologia 



Gerar energia solar ou eólica é mais prático, mas nem sempre viável em grandes centros urbanos. Embora um passo na placa a Pavegen crie energia suficiente apenas para manter uma lâmpada acesa por alguns segundos, basta pensar em quantos passos as pessoas dão por dia para entender o potencial dessa tecnologia. 

Já existem outras 5 mil placas geradoras da Pavegen instaladas em diversos locais, além do Aeroporto de Londres e do campo de futebol no Morro da Mineira, no Rio, como nas sedes da Pavegen e da Renaissance Works, em Londres; na estação do metrô West Ham (durante as Olimpíadas de 2012), em Londres; na Riverdale School, em Nova York; na Simon Langton School, em Kent; na St. Saviours School, no oeste de Londres; e na Rednock School, em Gloucestershire.

 

 

 

Fonte: 

Hypeness

Pavegen

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário