GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

Pesquisadores desenvolvem equipamento de irrigação que economiza água


 

Em busca de um meio mais inteligente de poupar água, um grupo de pesquisadores europeus criaram um sistema de irrigação mais econômico e que aumenta a produção nas lavouras.
 
Batizado de Waterbee, a ideia do projeto contribui com a diminuição  da escassez de água no mundo e mostra que produzir de forma mais consciente é possível. "Nós desenvolvemos um sistema de irrigação inteligente que economiza 40% de água. E nós esperamos que ele tenha um grande impacto porque 60% de toda a água doce no mundo é usada para irrigação" -   afirmou Dr. John O'Flaherty, coordenador do Waterbee.
 
O equipamento funciona da seguinte forma: uma rede de sensores sem fios indica o nível de umidade do solo com precisão em cada área da lavoura. Em seguida, um programa de computador recebe as leituras dos sensores e avalia os melhores horários e a intensidade da água a ser lançada, de forma a maximizar os efeitos da irrigação, sobretudo o tempo de retenção de umidade pelo solo.
 
Ainda em estado de teste, o programa já apresenta bons resultados e a equipe iniciará uma segunda fase de avaliações, cuja principal missão é testar o sistema em diferentes climas e novas culturas.
 
Fonte:


20 de março de 2012