Pesquisadores desenvolvem equipamento de irrigação que economiza água

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

 

Em busca de um meio mais inteligente de poupar água, um grupo de pesquisadores europeus criaram um sistema de irrigação mais econômico e que aumenta a produção nas lavouras.
 
Batizado de Waterbee, a ideia do projeto contribui com a diminuição  da escassez de água no mundo e mostra que produzir de forma mais consciente é possível. "Nós desenvolvemos um sistema de irrigação inteligente que economiza 40% de água. E nós esperamos que ele tenha um grande impacto porque 60% de toda a água doce no mundo é usada para irrigação" –   afirmou Dr. John O'Flaherty, coordenador do Waterbee.
 
O equipamento funciona da seguinte forma: uma rede de sensores sem fios indica o nível de umidade do solo com precisão em cada área da lavoura. Em seguida, um programa de computador recebe as leituras dos sensores e avalia os melhores horários e a intensidade da água a ser lançada, de forma a maximizar os efeitos da irrigação, sobretudo o tempo de retenção de umidade pelo solo.
 
Ainda em estado de teste, o programa já apresenta bons resultados e a equipe iniciará uma segunda fase de avaliações, cuja principal missão é testar o sistema em diferentes climas e novas culturas.
 
Fonte:

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário