GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

Pesquisa permite aprendizado sobre Tubarão Baleia


O entorno do campo de extração de petróleo de Al Shaheen (Qatar) reúne uma das maiores populações de tubarão baleia do mundo durante o verão. Nesta estação, os animais aproveitam a superfície aquecida da água para se alimentar e permanecer diante de temperatura bastante confortável.

A pesquisa de observação dos hábitos destes animais começou em 2007 quando um funcionário de plataforma da Maersk Oil passou a fotografa-los regularmente. Ele enviou as imagens para o "Ecocean", um banco de dados global sobre a espécie e atraiu a atenção de futuros parceiros nesta empreitada.

Depois, a pesquisa ganhou forma e fôlego com participação de estudante universitário e do apoio do governo do Qatar. Em 2010, o projeto foi formalizado. A Maersk Oil apoia a iniciativa que revela utilidade inesperada das plataformas de petróleo: servir de abrigo para diversos animais, como é o caso do tubarão baleia.

A empresa investe também em pesquisas sobre a biodiversidade marinha nas áreas próximas ao campo de extração Al Shaheen.

Os resultados da observação dos maiores peixes do mundo foram exibidos na BBC Natural History Unit a partir da série de TV "Arábia Selvagem".

Mais informações:
Site do projeto Pesquisa de Tubarão Baleia em Qatar


17 de fevereiro de 2014