GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

Pegada ecológica do Brasil é superior a da China e Índia


 

A pegada ecológica média global é de 2,10 hectares por pessoa, enquanto o Brasil supera esse número, com pegada de 2,93. O país supera ainda a média de todos os países que compõem o grupo Brics, exceto a Rússia (Brasil, Rússia, Índia e China). Os dados foram divulgados pelo Relatório Planeta Vivo 2012, divulgado pela ONG WWF.
 
 
Pegada ecológica refere-se à quantidade de hectares que são necessárias para suprir as necessidades de consumo de cada pessoa versus a capacidade de regeneração da Terra. Ainda segundo o relatório, a pegada da humanidade excedeu em 50% a capacidade de regeneração do planeta. Isso significa que, para sustentar o padrão de consumo atual, faria-se necessário 1,5 planeta.
 
 
De acordo com a secretária-geral do WWF Brasil, Cecília Wey de Brito, o que mais pesa para o país é a agropecuária, que consome muita terra e água. Comparado a 2010, este ano a pegada cresceu ligeiramente. O fato que a impede de ser ainda maior é a biodiversidade que o Brasil possui, a maior do mundo por causa das florestas. 
“O Código Florestal é um dos garantidores de que isso continue”, disse a secretária ao pedir o veto da presidente Dilma ao código aprovado pela Câmara.
 
 
Desde 1966, a pegada ecológica da humanidade dobrou. Os países que contém a maior pegada estão entre nações emergentes e de território pequeno, como Qatar em primeiro, Dinamarca em quarto e Estados Unidos em quinto. 
 
Fonte: Folha.com


18 de maio de 2012