GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

Pedalusp


No “caos automobilístico” de São Paulo surge uma nova opção para os estudantes da Universidade de São Paulo (USP). Alunos, professores e funcionários poderão trocar carro ou o ônibus por bicicletas. Entrará em fase de teste o Pedalusp, sistema que prevê o empréstimo gratuito de bicicletas para viagens dentro do campus, na zona oeste da capital.

Inicialmente, a frota se resumirá a quatro bicicletas. Elas poderão ser retiradas na estação existente em frente ao prédio de Engenharia Mecatrônica da Politécnica ou no prédio do Biênio. O percurso pode ser cumprido em 20 minutos, tempo limite de empréstimo.

Concluído esse período de testes, o objetivo é aumentar o número de bicicletas para 100 e o de estações para 10, espalhadas pela Cidade Universitária.





O projeto foi idealizado por estudantes de Engenharia Mecatrônica e foi inspirado pelo sistema de empréstimo de bicicletas de Marselha e Lyon, na França.

Para proteger o sistema, as bicicletas ficarão travadas nas estações. A liberação será feita a estudantes, professores e funcionários cadastrados num site, ainda não divulgado. Se não devolverem a bike no prazo previsto, receberão suspensões que impedirão o uso do sistema por períodos de 1 a 20 dias ou definitivamente.

Quem optar por não devolver a bicicleta poderá ser denunciado à polícia.

 

fonte: Pedalusp, Universidade de São Paulo


26 de abril de 2011