GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

Passaporte verde para turismo sustentável



Estimular os turistas a adotar hábitos de consumo mais saudáveis e sustentáveis. Essa é a proposta do Passaporte Verde: um guia com orientações e dicas para um turismo mais responsável, que favorece a economia local e o desenvolvimento social das comunidades.

O projeto é uma iniciativa global da Organização das Nações Unidas (ONU) que busca construir novos paradigmas de desenvolvimento turístico sustentável, que inclua a redução de impactos sociais e ambientais. Divulgada durante a Conferência das ONU para o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), a ação é dirigida no Brasil pelos ministérios do Meio Ambiente e do Turismo, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma).

De acordo com o documento, as práticas do turista sustentável vão desde o planejamento até o meio de transporte utilizado na viagem. Acomodações com equipamentos que usem de maneira consciente nossos recursos naturais, como a água e a energia, devem ser analisados antes de escolher a hospedagem.

Ao escolher o destino, o turista deve colher informações sobre a região e seus atrativos, sempre priorizando guias das comunidades locais. Avaliar os meios de mobilidade até o local escolhido e durante os passeios também é importante, ressalta o documento.

Conheça o Passaporte Verde


12 de julho de 2012