GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

Paris e a sustentabilidade


Recentemente retratada por Woody Allen e conhecida como a capital das artes, Paris agora é referência mundial em patrimônio sustentável. Em 2011 80% das escolas, hospitais, museus e edifícios comerciais e metade das habitações da cidade têm certificação de sustentabilidade. Isso não aconteceu por acaso, o certificado e o cálculo de impacto ambiental dos produtos usados nas obras foram adotados como política pública.

A HQE, sistema de certificações de Paris teve início em 1996. Logo se tornou uma das principais certificações de construção civil do mundo. Para recebê-la, a construção precisa atender a 14 critérios, como ter um canteiro de obras de baixo impacto e fazer o manejo da água adequado. Em prédios já construídos, as modificações são feitas com o cuidado de não alterar características do patrimônio.

A certificação tem custo alto. Mas isso não foi obstáculo a um acordo fechado em 2009 pelo Ministério do Meio Ambiente e outras agências do governo com as instituições francesas de certificação ambiental para transformar o HQE em política pública.

A certificação HQE já chegou ao Brasil, com a sigla Aqua. A responsável pela concessão é a Fundação Vanzolini.

 

fonte: Estadão


05 de julho de 2011