Paraná terá coletores específicos para bitucas de cigarro

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

Que o cigarro  faz mal à saúde humana já não é novidade. Porém, boa parte da sociedade se esquece de que pensar nos danos que as bitucas descartadas nas vias públicas causam ao meio ambiente.

De acordo com especialistas da área, as bitucas contribuem para o entupimento de bueiros, o que prejudica a população em caso de enchentes. Além disso, o cigarro possui cerca de 4,7  mil substâncias tóxicas, como metais pesados, arsênico e pesticidas, que podem ser muito danosos à  natureza.

Com base nessa questão, o estado do Paraná  aprovou a lei 17230/12, que determina a instalação de  coletores de bitucas em locais de grande circulação de pessoas. Parcerias entre os setores público e privado serão responsáveis pela destinação correta de todas as bitucas depositadas nos coletores especiais.

Segundo o  deputado estadual Rasca Rodrigues (PV), autor da nova lei,  o descarte incorreto de bitucas pode ter aumentado por causa da lei antifumo (16.239/09). "As ruas estavam mais sujas porque os fumantes tiveram que fazer uso do cigarro apenas em locais públicos" – disse o deputado.

Fonte:
eCycle

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário