Ovos vegetais podem substituir grande parte do consumo

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

A empresa norte-americana Hampton Creek deseja revolucionar a indústria alimentícia com um pó verde claro. Chamado de Beyond Eggs (‘Além dos Ovos’), a cor do pó vem de uma variedade de ervilha—um ingrediente identificado pelos cientistas e chefes de cozinha da empresa após eles terem testado 287 plantas. Na composição, há também óleo de girassol e de canola, além de outros ingredientes naturais. Uma das formulações pode ser utilizada para substituir ovos em produtos assados, como biscoitos. Outra em molhos como maionese.



A indústria alimentícia usa ovos processados – nas formas líquida, congelada ou em pó – para fabricar esses produtos. Uma significativa proporção dos ovos produzida globalmente é usada para atender essa demanda. A maioria desses ovos é oriunda de galinhas confinadas nas chamadas granjas-fábrica, onde as aves passam suas vidas inteiras em gaiolas em bateria—tão pequenas e superlotadas que elas não podem sequer abrir suas asas. Josh Tetrick, a frente da empresa, pretende conquistar uma grande parte do mercado de ovos processados com um produto melhor para o meio ambiente, 20% mais barato e mais saudável, pois é livre de colesterol e não carrega nenhum dos riscos de segurança alimentar geralmente presentes nos ovos produzidos em granjas.



Este ano, duas grandes empresas alimentícias americanas começarão a usar o Beyond Eggs. No futuro, Tetrick espera desenvolver um produto líquido que possa ser usado para fazer ovos mexidos, bem como expandir as atividades da empresa internacionalmente, em países como o Brasil, a China e a Nigéria.



Com sede em São Francisco, a Hampton Creek já possui milhares de dólares investidos em fundos de capital de risco e conta com o apoio de Bill Gates, que a identificou como uma das principais empresas que moldarão o futuro da alimentação.

Saiba mais sobre o tema em HSI.

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário