Ônibus movido a hidrogênio poderá ser usado no Brasil até a Copa 2014

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

Uma nova frota de ônibus, que utiliza combustível limpo para mobilidade, poderá ser lançada até a Copa de 2014. Desenvolvido pelo cientista Paulo Emilio de Miranda, Instituto Alberto Luiz Coimbra de pós-graduação e pesquisa em engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ), os veículos híbridos serão movidos a hidrogênio e baterias elétricas, emitindo apenas vapor de água.

Lançado no dia 13 de junho na Rio+20, a autonomia do ônibus é 500 quilômetros, ideal para um dia de operação urbana e que pode ser recarregado no período noturno. Estudado desde 2005, o veículo tem capacidade para 70 passageiros e já recebeu investimento de R$ 15 milhões.

De acordo com o cientista, o uso do hidrogênio como combustível é uma tendência irreversível em todo o mundo e o Brasil tem tecnologia o suficente para comercializá-lo. “Já é um protótipo pré-comercial, não é mais um desenvolvimento laboratorial. O que falta para ele ser comercial é utilizá-lo".

Miranda alega que  os motores a hidrogênio já estão sendo usados em outros países, principalmente na Europa e no Japão. “Em 2006 a Europa fez um grande experimento de uso público de ônibus a hidrogênio, com 30 veículos em dez cidades, durante dois anos. E há um mês eles lançaram um novo ônibus a hidrogênio".

Fonte:
Agência Brasil

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário