Olimpíadas de Londres x Sustentabilidade

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

 

Local dos jogos
A cidade de Londres está bem engajada com as causas ambientais. A primeira ideia inteligente foi a instalação do parque olímpico  em uma antiga zona industrial no distrito de Stratford. A iniciativa contribuiu para a revitalização do local e foi responsável pela descontaminação do ambiente, limpando 2 milhões de toneladas de solo contaminado.

Segurança
A segurança local foi colocada à prova antes dos jogos começarem. Cerca de 3,5 mil integrantes do exército britânico foram realocados para a segurança durante as olimpíadas.  O plano de segurança envolve mais de 42 mil pessoas e o custo equivale a de cerca de 1,2 bilhão de euros.

Jogador ecologicamente correto
O jogador de futebol Neymar, que está na seleção brasileira nos Jogos Olímpicos de Londres, usará chuteiras ecológicas na competição. O calçado tem a mamona como matéria prima principal, vegetal que também é usado com frequência pela indústria na produção de sabonetes, medicamentos e cosméticos.

De acordo com Andy Caine, diretor mundial de design da Nike, a chuteira é confortável e rápida. "A Nike GS é a chuteira mais leve e mais rápida que já fizemos e realmente define uma nova era na forma como criamos, projetamos e produzimos chuteiras de futebol. Quando você pode oferecer uma chuteira que combina um desempenho de ponta e uma pegada ambiental baixa, o resultado é uma proposta vencedora para os jogadores e o planeta" – disse.

Construções temporárias e recicláveis
Outra atitude consciente relacionada com as questões ambientais foi construir monumentos temporários para os jogos. Entre as edificações sustentáveis está a arena do basquete, que poderá ser reaproveitada devido a fácil mobilidade, leveza e poucas estruturas permanentes.

A ação é considerada ecologicamente correta, visto que os materiais poderão ser reutilizados em outros eventos. Além disso, a  escolha por estruturas recicláveis é uma boa alternativa para tornar a recepção de grandes eventos mais viável aos países em desenvolvimento. Essas construções temporárias podem ser adaptadas às necessidades locais após os jogos e ainda podem ser transferidas para outras localidades.

Redução de CO2
Os organizadores dos jogos olímpicos de Londres elaboraram uma forma de reduzir mais do que o esperado as emissões de gases de efeito estufa do evento. Isso se deve ao fato do reaproveitamento de todas as estruturas possíveis nas construções.

O apoio a mobilidade sustentável também foi colocado em pauta. O evento dará recompensa para quem se locomover a pé ou de bicicleta. Essa é a estratégia que a prefeitura local encontrou para estimular as pessoas a poluírem menos e diminuírem o trânsito.

Outra ideia interessante é a "árvore solar". Trata-se de postes com formas orgânicas abastecidos por energia renovável que irão iluminar a cidade até setembro para homenagear os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Londres.

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário