GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

O que é Logística Reversa?


Antes de entendermos o que significa Logística Reversa, precisamos entender o que é Logística.

Segundo a definição da Associação Brasileira de Logística, o conceito é resumido como: “O processo de planejamento, implementação e controle do fluxo e armazenagem eficientes e de baixo custo de matérias primas, estoque em processo, produto acabado e informações relacionadas, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o objetivo de atender aos requisitos do cliente”.

Em síntese, Logística é a lógica padrão de consumo.

Logística Reversa é um termo bastante genérico. Em seu sentido mais amplo, significa todas as operações relacionadas com a reutilização de produtos e materiais. Logística Reversa se refere a todas as atividades logísticas de coletar, desmontar e processar produtos e/ou materiais e peças usados a fim de assegurar uma recuperação sustentável (amigável ao meio ambiente).




Tradicionalmente, empresas de manufatura não se sentiam responsáveis por seus produtos depois do uso pelos clientes.  A maior parte dos produtos usados é jogada fora com consideráveis danos ao ambiente.  Hoje em dia, consumidores e autoridades esperam que os fabricantes reduzam o lixo gerado por seus produtos.  Isto aumentou a atenção com o gerenciamento de resíduos.  Recentemente, devido a novas leis de gerenciamento de resíduos, a ênfase se voltou à recuperação, devido aos altos custos e impactos ambientais do descarte. 

Veja o exemplo dos Correios:

 

 

O assunto é tão importante que no Brasil já existe o Conselho de Logística Reversa Brasileiro (CLRB).

O GreenNation entende que Logística Reversa é uma prática essencial para a sobrevivência do planeta. Se você tem alguma experiência com o tema, colabora com o GreenNation, comente e participe.

 

fontes: CLRB, Wiki


17 de fevereiro de 2011