O maior sítio de agricultura vertical do mundo

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

O maior sítido de agricultura vertical do mundo situa-se no Japão, com o tamanho de cerca de metade de um campo de futebol, este sítio utiliza luzes LED especiais desenvolvidos pela GE, com um sistema que imita o dia e a noite, para cultivar 10.000 alfaces por dia.

Os seres humanos passaram os últimos 10 mil anos a dominar a agricultura, mas basta ocorrer uma seca ou uma enchente para acabar com os cultivos de um ano inteiro. Na esperança de resolver este problema, Shigeharu Shimamura montou um sítio de agricultura vertical em escala industrial dentro de uma antiga fábrica no Japão.

Shimamura teve a ideia de construir uma produção indoor quando ainda era um adolescente e visitou uma “fábrica vegetal” na Expo ’85, no Japão. Em 2004 finalmente conseguiu concretizar o seu sonho e abriu a empresa de agricultura interior Mirai, que em japonês significa “futuro”.

O conceito disparou em 2011, quando a GE sugeriu a Shimamura uma ideia para usar lâmpadas LED especiais para iluminar a produção. As lâmpadas LED duram mais anos e economizam energia, pois são mais eficientes do que lâmpadas fluorescentes.

As luzes roxas são utilizadas para imitar a noite, enquanto as luzes brancas são ajustadas lentamente ao longo do dia para imitar o movimento do sol através do céu. “O que precisamos fazer é não apenas a criação de mais dias e noites. Queremos alcançar e melhor a combinação de fotossíntese durante o dia e a respiração durante a noite através do controle da iluminação e do ambiente”, afirmou Shimamura. Isso inclui controle de temperatura, humidade e irrigação.

Ao monitorizar o processo de fotossíntese cuidadosamente, o sistema faz com que a alface cresça duas vezes e meia mais rápido e gastando apenas 1% da água, comparativamente com sistemas agrícolas de ar livre.

Em média, uma horta tradicional desperdiça 50% da alface que produz por causa da baixa qualidade. Mas nesta de agricultura vertical, apenas 10% da produção é desperdiçada, sendo a produtividade por metro quadrado de até 100 vezes mais.

A equipe japonesa da GE acredita que hortas interiores de agricultura vertical, como a da região de Miyagi, podem ser a chave para resolver situações de falta de comida no mundo, como a que aconteceu no Japão depois dos terremotos e tsunami de 2011.

Fonte:
Noctula Channel

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário