GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

O Livro Azul


Fruto da consolidação das recomendações propostas na 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável do País (CNCTI), já está disponível para consulta pública o Livro Azul. O evento foi realizado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), em parceria com o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE ), em maio, em Brasília.

Parte do processo de feitura do livro foi realizado através do convite feito pelo MCT a toda a sociedade – em especial aos conferencistas e participantes da 4ª CNCTI, funcionários públicos, da iniciativa privada, de Instituições de Ensino Superior e dos Institutos de Ciência e Tecnologia – para participar da consulta pública, que gerou um documento final, o Livro Azul. A colaboração de todos, portanto, se torna muito importante para aumentar a representatividade desse documento, fortalecendo seu papel no estabelecimento de políticas públicas para o desenvolvimento sustentável do País.

 



O Livro Azul considera que, com tecnologia, é possível, por exemplo, aumentar a produção de etanol sem expandir a área de cultivo de cana. Frisa ainda a necessidade de investimento em pesquisa na área.

O Livro Azul dá continuidade aos livros Verde e Branco, publicados antes e depois da 2ª Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia, realizada em 2001.

Os comentários do público foram analisados pela comissão do MCT e o resultado final desse processo pode ser baixado em .PDF no portal do ministério.

 

fontes: MCT, Folha.com
 


12 de janeiro de 2011