O instrumento da copa será sustentável

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

Carlinhos Brown, músico e compositor baiano, esteve na última segunda-feira (22) no Palácio do Planalto, em Brasília, para acompanhar a montagem de sua exposição “O olhar que ouve”. A parte principal da exposição é a caxirola, que já está sendo chamada vuvuzela brasileira, um instrumento criado pelo próprio Brown para fazer barulho durante a Copa do Mundo da Fifa.

O produto já está chancelado pelo Ministério do Esporte, e faz parte da linha de produtos oficiais da Fifa. De acordo com o inventor da caxirola, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e a Fifa acompanharam de perto a concepção do instrumento. A caxirola será vendida durante os jogos do mundial, ainda sem preço definido. A empresa Braskem é a encarregada da produção.

Brown disse que houve preocupação para que o som emitido pela caxirola não fosse desagradável aos ouvidos, como no caso das vuvuzelas que embalaram a torcida na Copa do Mundo de 2010, na África do Sul.

Muitos questionaram sobre a semelhança estética e sonora com o caxixi, mas a diferença fundamental é o material utilizado para sua produção. Ao contrário da madeira utilizada no caxixi, o plástico de que é feito o instrumento é “verde e sustentável”. “Temos que ter responsabilidade”, afirmou.
 

Saiba mais sobre a caxirola e a exposição em G1.

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário