GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

O carro movido a ar


Quem nunca ouviu alguém reclamar do preço da gasolina? E sobre os problemas ambientais causados pelo uso de combustíveis não renováveis? Sem falar na poluição causada pelos canos de descarga.

Será que existe uma solução para esse problema? Vamos conhecer hoje o carro movido a ar comprimido, uma novidade que promete avanços não só na área ambiental, mas também grandes mudanças econômicas




O Airpod é um dos projetos que já vislumbra uma possibilidade real de viabilizar o carro movido a ar comprimido.

As empresas aéreas Air France e KLM lançarão a partir de junho de 2011 o AirPod One, modelo movido a ar comprimido, em transportes de passageiros e cargas leves nos aeroportos Charles de Gaulle, em Paris, e Schiphol, em Amsterdã.

O modelo é resultado de mais de dez anos de pesquisa da empresa MID (Motor Development International), que se especializou em carros movidos a ar comprimido, localizada na cidade de Nice, sul da França.

Comandado por meio de um joystick, o carrinho leva até três pessoas e possui dois cilindros de fibra de carbono que armazenam o ar que serve de combustível. A autonomia é de 210 quilômetros e a velocidade máxima é de aproximadamente 65 km/h.

O site CarroMovidoaAr.com trabalha na divulgação desta ideia promissora. Ele esclarece dúvidas sobre o funcionamento e benefícios que essa nova tecnologia pode trazer para o planeta, e ainda disponibilizam um álbum de fotos com os projetos bem sucedidos ao redor do mundo.

Veja também alguns modelos de carros da MDI, uma solução alternativa estética e ambiental:

 


 

fontes: G1; UOL; CarroMovidoaAr.com


06 de dezembro de 2010