O caminho mais sustentável conduz imaginário da maior parte dos brasileiros

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ODS - ONU

Na oitava edição da pesquisa “Akatu 2012: Rumo à Sociedade do Bem-Estar” algumas constatações importantes confirmam a tendência de maior relevância da sustentabilidade na vida de brasileiros.

A pesquisa retrata um consumidor que mantém inalterados seus comportamentos cotidianos de consumo consciente, tem mais interesse e maior conhecimento sobre sustentabilidade e sobre Responsabilidade Social Empresarial e está mais crítico e exigente sobre as práticas das empresas nestas áreas.

O percentual de consumidores classificados como sustentáveis se manteve em 5% mas a adesão à práticas sustentáveis aumentou. Alguns exemplos de rotinas adotadas por mais brasileiros são: desligar lâmpadas, fechar torneiras, planejar compra de alimentos/roupas e ler rótulos.

Um aspecto interessante da pesquisa é constatar que o conceito de felicidade está relacionado à preferência pelos caminhos mais sustentáveis. Matéria do Instituto Akatu descreve: “ao descrever o que consideram ser felicidade, dois terços dos entrevistados indicaram que estar saudável e/ou ter sua família saudável é um fator essencial. Para 60% do público que respondeu à pesquisa, conviver bem com a família e os amigos também os aproxima mais da felicidade”.

Quando questionados se confiam nas práticas sustentáveis de empresas, o ceticismo aumentou. O percentual de consumidores que acredita incondicionalmente no que as empresas divulgam sobre suas práticas de Responsabilidade Social Empresarial caiu de 13% para 8%.

Fonte:
Instituto Akatu
 

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