GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

Novo sistema de alerta de enchentes


Depois das tragédias que aconteceram no último verão – com destaque para o caso da região serrana – autoridades decidiram criar estratégias para antecipar as providências e, assim, evitar acontecimentos semelhantes. A partir desse verão, vinte e cinco cidades brasileiras terão alertas contra enchentes e deslizamentos com até seis horas de antecedência.

A promessa é do Governo Federal. Um decreto da presidenta Dilma Rousseff editado hoje cria o Cemaden (Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), em Cachoeira Paulista (SP).

O centro será inaugurado em novembro, e terá R$ 21 milhões para começar a funcionar e 75 pesquisadores contratados em regime emergencial, por quatro anos.

Segundo o Ministério da Ciência e Tecnologia, o objetivo é expandir a rede de alertas contra fenômenos climáticos extremos para mil municípios e ter 15 mil áreas de risco mapeadas em 2015.

O Cemaden vai combinar previsões do tempo de alta resolução com mapeamentos de solo e instrumentos como radares meteorológicos. Produzir os mapas e montar a rede de equipamentos vai custar cerca de R$ 250 milhões em quatro anos.

 

fonte: Folha.com


01 de julho de 2011