GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

Novo estudo sobre ursos polares


A fotógrafa e ambientalista norte-americana Jenny E. Ross, acompanhada de Andrew Derocher, professor de ciências biológicas na Universidade de Alberta, no Canadá, começaram um projeto de análise do efeito das mudanças climáticas sobre a vida de ursos polares.

Ursos polares e focas são habitantes das águas geladas do Oceano Ártico, no hemisfério Norte. Usando o olfato para localizar a presa, os ursos adultos passam a maior parte da vida sozinhos, cruzando grandes distâncias na busca por presas como focas, morsas e até baleias através de buracos no gelo.

Mas, a cada verão, o mar de gelo utilizado para caça diminui sua área. Os pesquisadores acreditam que a distribuição de ursos polares esteja mudando devido à redução e à distribuição do mar de gelo, que os leva para a terra por períodos mais longos.

Segundo Derocher, essa alteração modifica fundamentalmente o ecossistema e, consequentemente, o comportamento dos animais que nele vivem.

Jenny Ross mostrou esta dificuldade ao flagrar um urso escalando um penhasco, em busca de ovos para comer. Os ursos que se aventuram e chegam perto demais das áreas ocupadas por seres humanos, são capturados e levados, de helicóptero, mais ao norte.

Saiba mais sobre essa pesquisa em UOL.


28 de março de 2013