Novo e perigoso gás de efeito estufa é detectado por cientistas canadenses

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

Pesquisadores da Universidade de Toronto, uma das principais cidades do Canadá, acabaram de detectar um novo e perigoso gás de efeito estufa. Altamente resistente, o perfluorotributylamin (PFTBA), é um gás artificial utilizado, entre outras atividades, para a fabricação de equipamentos elétricos e eletrônicos, que segundo os cientistas canadenses têm, entre todos os gases presentes na atmosfera, os efeitos mais radioativos.
 
O PFTBA, que tem em uma molécula o mesmo efeito de 7.100 moléculas de dióxido de carbono (CO2), ainda não foi incluído na família dos gases de efeito estufa persistente. Segundo os canadenses, o gás pode se tornar um perigo extremo no prazo de 100 anos. Além disso, o gás tem uma vida muito prolongada na baixa atmosfera antes de se dissipar nas camadas mais elevadas, e não se conhece qualquer agente capaz de eliminá-lo.
 
Publicado na Geophysical Research Letters, o trabalho afirma que o PFTBA se inscreve em uma nova classe de gases do efeito estufa, e pedem a realização de análises mais profundas para determinar seus efeitos reais sobre o clima.
 
Fonte:

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário