GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

Novo chuveiro promete economizar 70% da água de um banho comum


Na Austrália uma companhia desenvolveu um chuveiro que promete ser capaz de racionar 70% de água, além de diminuir os gastos com energia. O conceito aplicado na ideia é de reciclagem, uma vez que a água que é utilizada no banho escorre pelo ralo e é reaproveitada automaticamente pelo sistema, voltando a molhar a cabeça do usuário.


Segundo sua fabricante, a CINTEP, o chuveiro que recebe o título de “mais eficiente do mundo” usa apenas 3 litros de água limpa por banho, o resto são da mesma reutilizada. A reutilização é feita através do processo de pasteurização, o mesmo aplicado ao leite industrializado; a água que sai do cado e é utilizada no banho, após seu uso escorre pelo ralo e passa por 3 filtros, em seguida chega ao processo de pasteurização em que a água é aquecida para eliminar suas impurezas microscópicas e por fim é diluída com 30% de água potável. O impressionante é que, acredite, todo o processo dura apenas 25 segundos.


A redução de cerca de 70% da água de um banho comum e a economia de energia, uma vez que o chuveiro gasta menos eletricidade para canalizar a água e para aquecê-la, explicam o motivo do mesmo ganhar o título de “mais eficiente do mundo”. De acordo com os criadores do produtos, não existe a possibilidade de uma pessoa tomar banho utilizando a água do banho anterior pois assim que o chuveiro é desligado, a água utilizada nesse banho é drenada para o ralo comum e não pode ser reaproveitada.


Fonte:
eCycle


11 de junho de 2014