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Novas normas para a publicidade que contenha apelos de sustentabilidade


Na semana passada Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária, Conar, divulgou novas normas para a publicidade que contenha apelos de sustentabilidade.

O Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária é um documento que reúne os princípios éticos que regulam o conteúdo das peças publicitárias no país. Nesse texto já existiam recomendações sobre o tema, mas elas foram inteiramente revisadas, sendo reunidas em um único artigo do código.

O sentido geral das novas normas é reduzir o espaço para usos do tema sustentabilidade que, de alguma forma, possam banalizá-lo ou confundir os consumidores. Além de condenar todo e qualquer anúncio que estimule o desrespeito ao meio ambiente, o Código recomenda que a menção à sustentabilidade em publicidade obedeça estritamente a critérios de veracidade, exatidão, pertinência e relevância.

Segundo o texto, as informações devem ter relação com os processos de produção e comercialização dos produtos e serviços anunciados e o benefício apregoado deve ser significativo, considerando todo seu ciclo de vida.

As novas normas entram em vigor em 1º de agosto e valem para todos os meios de comunicação, inclusive a internet.

Leia o artigo na íntegra.


16 de junho de 2011