GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

Nova possibilidade para combustível verde


A última edição da revista científica “Science” trouxe uma notícia animadora. Cientistas dos EUA e da Suíça estão trabalhando para recriar o processo realizado pelas plantas ao converter CO2 e água em carboidratos e oxigênio na presença de clorofila e luz do Sol.

É isso mesmo, os cientistas criaram uma fotossíntese artificial. A máquina utilizada para realizar essa façanha tem aproximadamente o tamanho de um computador e promete novas soluções para combustíveis sustentáveis no futuro.

Segundo a revista Science, o aparelho criado pelos pesquisadores captura radiação solar na sua parte superior e H2O (água) e CO2 (gás carbônico) nas laterais. No interior da máquina, em altas temperaturas, a radiação solar e os gases capturados reagem com Cério- um elemento químico bastante usado pela indústria. A máquina, então, expele oxigênio, hidrogênio e monóxido de carbono.

Um dos autores da pesquisa, Aldo Steinfeld, do Instituto Paul Scherrer (Suíça), explica que a boa notícia é que “A dissociação termoquímica da água e do gás carbônico é um caminho atraente para a produção de combustível solar eficientemente e em altas taxas no futuro”.

Outras tentativas de reproduzir a fotossíntese das plantas já foram realizadas por cientistas, mas o resultado até então não havia sido tão favorável. Segundo os pesquisadores responsáveis, a máquina já está pronta para aplicações realistas.

É esperar para ver, mais uma possibilidade no caminho do consumo sustentável.

 

fontes: Science; Folha.com


30 de dezembro de 2010