Nova espécie de golfinho de água doce descoberta na Amazônia

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

Uma das mais importantes descobertas cientificas brasileiras nos últimos anos aconteceu no rio Araguaia, que também serviu de nome para designar o novo animal: o Inia araguaiensis, quinta espécie de golfinho de água doce já registrada em toda a História. Desde 1918 não se encontravam novas espécies de golfinho.



O “Boto do Araguaia” – como ficou conhecido – abandonou o anonimato no final do ano passado, graças a um longo estudo feito em parceria entre a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e o Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa).





O trabalho que deu identidade ao “Boto do Araguaia” foi publicado na revista científica “PLoS One”. Nele, foi constatado que a espécie se separou dos seus semelhantes da América do Sul há aproximadamente dois milhões de anos, quando houve movimentação de placas tectônicas. Hoje, eles vivem isolados.



A nova espécie, que junto com o Inia boliviensis (Boto da Boliviano) e o Inia geoffrensis (Boto Cor-de-Rosa) vive na região da Amazônia, mal foi identificado e já corre risco de extinção. Segundo estimativa dos pesquisadores, o total desses animais – que vivem na região próxima à barragem da hidrelétrica de Tucuruí, no estado do Pará – não chega a mil. Isso representa apenas um a cada mil quilômetros quadrados.



Saiba mais detalhes sobre a descoberta em Globo Ciência.

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário