Nova entidade fomenta pesquisas em energia alternativa

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

Criada no inicio de maio, a Aliança Internacional de Armazenadores de Energia e Baterias (International Battery and Energy Storage Alliance – IBESA) é uma tentativa de auxiliar o crescimento de energias renováveis no mundo, principalmente solar,. O objetivo final é desenvolver tecnologia e criar padrões internacionais de qualidade e atender um mercado crescente que deve atingir US$19 bilhões até 2017. Em 2013, este mercado deve atingir cerca de US1 bilhão de faturamento.

Segundo os fundadores da IBESA, que inclui a associação internacional de equipamentos fotovoltaicos (International PV Equipment Association (IPVEA)), as duas indústrias – a da baterias e o a solar fotovoltaica – crescem e se desenvolvem separadamente, portanto há uma necessidade alinhar este crescimento. A importância das baterias e acumuladores para os setores solar e eólico tem a ver com a redução de necessidade de superestimar a capacidade instalda, pois como são fontes intermitentes, os projetistas superestimam a capacidade instalada para garantir uma certa constância no fornecimento e compensar para dias que não tem vento ou sol. Com baterias, isso não é mais necessário.

Segundo estudos da consultoria IMS Research, na Alemanha, uma política de subsídio para acumuladores, os gastos com eletricidade de uma residência com paineis solares e acumuladores caem para menos da metade comparado com uma residência sem pianeis solares ou acumuladores. Na comparação entre casas com sistemas fotovoltaicos como e sem acumuladores, o primeiro é relativamente mais barato já que, em geral, segundo a consultoria, quando o sol brilha o excesso pode ser armazenado e usado mais tarde já que o consumo durante a insolação é muito baixo.

Saiba mais sobre os objetivos e previsões da IBESA em Revista Sustentabilidade.

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário