Nordeste e Minas levarão água potável para 200 mil ainda em 2015

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

Os nove Estados do Semiárido conveniados com o Programa Água Doce (PAD) – Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, se comprometeram a entregar até o final do ano, 438 sistemas de dessalinização. Ao cumprir a meta, cerca de 200 mil pessoas que sofrem com a escassez de água potável serão beneficiadas.



O coordenador Nacional do Programa Água Doce do Ministério do Meio ambiente, Renato Ferreira, fez questão de lembrar que a água é um bem público e um direito humano: "Uma importante resolução da Organização das Nações Unidas (ONU) declarou o acesso à água limpa e segura e o saneamento como um direito humano essencial para a vida e todos os outros direitos humanos", declarou.



Nesta terça-feira (10/03), em Fortaleza, os nove Estados assinaram o III Pacto Nacional de Execução do Programa Água Doce. “Dos nove Estados que atuamos, em sete houve mudança de governo e, portanto, de secretários e alguns coordenadores estaduais do programa”, disse Ferreira. “Por isso, é tão importante esse encontro, essa reafirmação do interesse e do empenho em concluir essa segunda fase, as obras do programa."



No pacto assinado, o Água Doce assume a meta de aplicar sua metodologia na recuperação, implantação e gestão de 1.200 sistemas de dessalinização até o final de 2016, com investimentos de R$ 240 milhões, beneficiando 500 mil pessoas que sofrem com a falta de água potável. Mais de 90% dos recursos já foram repassados.

 
Saiba mais no site do Ministério do Meio Ambiente.

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário