Nasa quer medir a poluição do ar a partir do espaço

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

A Nasa, agência espacial americana, pretende analisar a poluição do atmosfera a partir do espaço. A pesquisa de desenvolvimento da técnica, que terá a duração de cinco anos, trabalha com a observação e coleta de informações do espaço a partir de dois aviões e dos satélites da agência. A ideia é usar os satélites mais próximos do ar na parte mais baixa da atmosfera terrestre, observando a poluição de "cima", e fazendo melhores previsões da qualidade do ar, além dos locais de origem dos poluentes.
 
Os aviões, que estão esquipados com instrumentos científicos, voarão a partir de setembro sobre a região de Houston, nos EUA, onde está localizada a sede da agência, que servirá como palco inicial da pesquisa. A missão, que recebeu o nome de Discover-AQ, vem com a intenção de preencher os espaços "vazios" de monitoramento da poluição do ar. Esses "vazios" são ocasionados pelo fato de o monitoramento atualmente ser feito no solo, o que impede a obtenção de uma visão global da distribuição dos poluentes na superfície.
 
Serão comparados três grupos de dados sobre a poluição: os coletados no solo, em Houston; os dados fornecidos pelos aviões em sobrevoo na mesma área; e informações de um conjunto de satélites de observação da Terra. Chamado de "A-Train", esse conjunto de satélites passará sobre a área de Houston todos os dias, no início da tarde.
 
Fonte:

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário