Mosaicos da Mata Atlântica reúnem fragmentos do bioma em 36 cidades do Rio

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

Dezenas de unidades de conservação ambiental serão unidas por corredores verdes e comporão mosaicos da Mata Atlântica. O ousado projeto, que passa por 36 das 92 cidades do estado do Rio de Janeiro, será beneficiado pelo Fundo Mata Atlântica. O fundo em questão, com reserva de R$ 100 milhões, representa verba destinada pela iniciativa privada ao poder público, devido ao impacto causado na natureza por grandes empreendimentos, como o Complexo Petroquímico do Rio (Comperj).

Para isso, muito trabalho será necessário. Abrir e melhorar condições de trilhas, fiscalizar as áreas, criar centro de visitantes entre outras são algumas ações previstas.

Com o projeto, pretende-se conservar a Mata Atlântica no estado, proteger o bioma de desmatamentos causados por incêndios e especulação imobiliária além de criar oportunidades de lazer responsável no meio da natureza. Segundo o secretário do Meio Ambiente do estado do Rio, Carlos Minc, uma das metas da iniciativa é quadruplicar o número de visitação dos parques.

Segundo o jornal O Globo, “o Ibase terá até setembro de 2014 para elaborar projetos para os mosaicos Carioca, cujas unidades de conservação estão inteiramente no município do Rio; e Central Fluminense, na Região Serrana. Depois, será a vez dos mosaicos do Mico-Leão-Dourado, no Noroeste Fluminense; e da Mantiqueira e da Serra da Bocaina, ambos na divisa de Rio e São Paulo.

Fonte:

O Globo
 

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário