GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

Moradia Popular Sustentável


Cada vez mais as construções sustentáveis ganham lugar no mercado, mas infelizmente as medidas de sustentabilidade ainda custam cerca de 10% mais para as construções. Costumeiramente, esse fato matinha a construção sustentável como privilégio do de grandes condomínios e prédios empresariais. Mas em São Paulo, conjuntos habitacionais populares já ostentam várias dessas tecnologias.

A Companhia de Desenvolvimento Urbano e Social (CDHU) experimenta a construção verde em casas populares desde 2007. Em Cubatão, o conjunto habitacional Rubens Lara chamou a atenção das Nações Unidas. O programa Sushi (Iniciativa de Habitação Social Sustentável, na sigla em inglês), do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), reconheceu o projeto como alternativa exemplar.

A incorporação de tecnologias verdes na construção de moradias populares faz parte do programa de remoção da população de áreas consideradas de risco. Outro conjunto da CDHU, em Santo André, é construído com critérios sustentáveis. A meta é buscar uma certificação de mercado de construção verde.

As janelas amplas, que permitem maior iluminação e ventilação dos imóveis, e os cilindros metálicos, que integram o sistema de captação de energia solar para aquecer a água, são duas das várias medidas de construção verde utilizadas pela CDHU no conjunto construído para abrigar famílias retiradas das encostas da Serra do Mar.

fonte: Estadão


13 de julho de 2011