GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

MMA Saco é Um Saco & 2º Cine Ambiente


A polêmica “lei das sacolas plásticas” se não serviu para mudar por completo o hábito dos brasileiros, ao menos conscientizou a maior parte da população e chamou atenção para o grave problema provocado pela utilização desmedida desse material.
Acompanhando o movimento causado pela lei, o MMA - Ministério do Meio Ambiente – lançou em junho a campanha “Saco é um saco: Pra cidade, pro planeta, pro futuro e pra você”.
 

Mesmo com toda a mobilização em torno das sacolinhas plásticas, por que as pessoas insistem em usá-las? Uma das causas, de acordo com o Ministério é uma característica da sociedade brasileira: o reuso para o acondicionamento de lixo, que acontece em todas as classes sociais.
Esse é um dos aspectos que a campanha abarca para pregar que, enquanto menos de 10% dos municípios brasileiros contam com sistemas de coleta seletiva, ainda não é possível falar em abolir as sacolas plásticas. A iniciativa situa o problema no âmbito do consumo consciente e vai investir em parcerias com estabelecimentos e material de divulgação.
O consumo sustentável é a abordagem principal do Processo de Marrakech, um programa do PNUMA - Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente - que incentiva os países participantes a realizar ações de mudanças na produção e no consumo. O Brasil aderiu ao Processo em 2003 e se comprometeu a fazer dele uma diretriz do MMA.

O Ministério do Meio Ambiente e o Ministério da Cultura convidam para o Lançamento do 2º Cine Ambiente: Consumo Sustentável e Biodiversidade em 1 minuto – Edital para seleção de curtas de animação.
Na ocasião, serão apresentados os produtores dos trabalhos selecionados no 1º Cine Ambiente - Edital 2009, com o tema Mudanças Climáticas, e os curtas exibidos em primeira mão.
A cerimônia acontecerá em comemoração ao dia do consumo consciente, 15 de outubro, ás 16 horas, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro.
Local : Jardim Botânico do Rio de Janeiro - Espaço Cultural Galpão da Mercearia
Data: 15 de outubro de 2010.
Horário: 16 horas

Conheça a campanha Saco é um Saco.


 


13 de outubro de 2010