GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

MIT utiliza micróbio para produzir combustível limpo


Pesquisadores americanos do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) conseguiram manipular genes de um micróbio. A intenção é fazer com que esses organismos produzam um tipo de biocombustível limpo capaz de substituir ou reduzir o uso da gasolina nos automóveis.

De acordo com o instituto, o micróbio é chamado de Ralstonia eutropha e vive no solo. Quando suas fontes de nutrientes reduzem, o micróbio consegue absorver carbono e criar compostos na forma de um polímero.

Trata-se de um polímero com características semelhantes ao plástico produzido através do petróleo. Quando alguns genes desse polímero é manipulado fica possível inserir um gene específico de outro organismo no micróbio.

Através disso, os cientistas conseguiram fazer com que a espécie produzisse um tipo de álcool. Chamado de isobutanol,  ele pode ser usado como combustível em veículos ou ser utilizado em uma mistura com gasolina.

A partir da descoberta, a equipe resolveu investir na adaptação da bactéria para que ela possa absorver o dióxido de carbono (CO2). Esse é considerado um dos principais gases causadores do aquecimento global. O carbono usado é de fontes como resíduos agrícolas ou de lixo produzido nos grandes centros urbanos.

Fonte:
Planeta Sustentável


22 de agosto de 2012