GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

Ministra Izabella Teixeira também é contra o texto do Código Florestal


 

A presidente Dilma Roussef ganhou uma nova aliada a favor de vetar o novo Código Florestal, aprovado no final de abril pela Câmara dos Deputados. Nesta última segunda-feira, 7 de maio, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, voltou a se posicionar contra o documento. 
 
Ao participar de um debate sobre a Carta da Terra no Senado - declaração de princípios éticos voltados à construção de uma sociedade global sustentável - ela alegou que está preocupada com os problemas socioambientais que o texto aprovado pela Câmara pode causar. "Os problemas socioambientais não podem ser empurrados com a barriga" - disse
 
De acordo com a ministra, a aprovação do projeto desagradou ao Palácio do Planalto, aos ambientalistas e aos movimentos ligados ao campo e às causas ambientais. Ela alega que o Planalto ainda não recebeu o texto aprovado pela Câmara dos Deputados e que a proposta ainda espera pelas assinaturas de integrantes da Secretaria da Mesa para ser encaminhada.
 
Entre os pontos críticos do novo documento da lei florestal está a possibilidade de anistia a quem desmatou ilegalmente e a redução dos parâmetros de proteção de áreas de preservação permanente (APPs).
 
O prazo máximo para Dilma vetar ou sancionar (parcial ou totalmente) o texto do Novo Código Florestal é até dia 25 de maio.  O documento do Congresso Nacional chegou na segunda-feira (7) à Casa Civil e tem 15 dias úteis para ser avaliado pela presidente.
 
Fonte:


08 de maio de 2012