Ministra assina documento do Fórum Mundial da Água

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

 

Em março de 2018, Brasília sediará o 8º Fórum Mundial da Água. Será a primeira cidade do Hemisfério Sul a receber o maior evento de recursos hídricos, cujo tema será Compartilhando água. Nesta terça-feira (7/4), a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, assinaram memorando de entendimentos visando a realização do Fórum.



O documento define a participação do Conselho Mundial da Água e do governo do Distrito Federal na preparação, organização e acompanhamento dos resultados do Fórum, que reúne estudiosos, governos, empresas e a sociedade para, juntos, compartilharem problemas e soluções relacionadas aos recursos hídricos.



Os próximos anos devem servir não apenas para a preparação do evento, mas principalmente para realizar discussões acerca da gestão dos recursos hídricos no País. “Precisamos preparar o debate, mas também soluções, antecipando a visão de acabar com o desperdício de água, não só para enfrentarmos momentos de crise de escassez, mas, principalmente, para adotarmos um comportamento permanente de uso racional da água. Entender que a água é um elemento estratégico para desenvolvimento econômico e sustentável do nosso País”, destacou a ministra Izabella Teixeira.



O Governo Federal apoiará todas as iniciativas de engajamento no Fórum, sobretudo, as relacionadas à demanda urbana e que dialoguem com os Planos Nacionais de Segurança Hídrica e de Adaptação de Mudanças do Clima. ”Os Planos estão sendo elaborados pelo Governo Federal e devem ser lançados ainda este ano”, destacou a ministra.

 

A expectativa é que Brasília sedie esse conjunto de debates preparatórios. “A capital do País imprime uma simbologia diferenciada em sua organização urbana, é uma cidade jovem e tem obrigação de mostrar novos caminhos de desenvolvimento sustentável para as cidades, sem pressionar nascentes e os grandes berços de água que abastecem as populações urbanas”, reforçou a Izabella Teixeira.

Durante a cerimônia, a ministra lembrou que a escolha de Brasília para o Fórum é resultado de um processo de mais de dois anos de negociação, que disputou a vaga com a cidade dinamarquesa de Copenhague, e foi eleita em fevereiro de 2014, durante a 51ª Reunião do Conselho Mundial da Água.

O governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, espera que, ao final do Fórum, Brasília seja exemplo de desenvolvimento sustentável. “Temos grandes desafios ambientais pela frente, como acabar com o lixão, implantar o aterro sanitário, empoderar os catadores de materiais recicláveis, organizar a ocupação territorial e vamos revestir a cidade na mobilização pelo Fórum, que terá relevância para agenda mundial e será um marco para o tratamento e uso da água na cidade”, apontou.

Também participaram da cerimônia de assinatura o diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu; e o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal, Paulo Salles.

 
Saiba mais no site do MMA.

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário