Ministério do Meio Ambiente anuncia a saída de 77 espécies do risco de extinção

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

Foi anunciado pelo Ministério do Meio Ambiente a saída de 77 espécies de animais da fauna brasileira que eram consideradas em risco de extinção. Apesar de já anunciada, a lista só deverá ser oficializada através de uma publicação no Diário Oficial da União apenas no segundo semestre desse ano.



Dentre as espécies que saíram da “lista negra” está a baleia jubarte, animal que pode ser encontrado na costa da Bahia e do Espírito Santo principalmente no Arquipélago dos Abrolhos; de acordo com estudos realizados que chegaram a tal conclusão, a população das baleias jubarte cresceu de 500 indivíduos no ano de 1980 para aproximadamente 15 mil em 2012.



Mesmo saindo da lista de extinção, as baleias jubarte ainda não ocupam um patamar muito otimista e entram para a lista das espécies “quase ameaçadas”, um status que ainda demandará a continuidade dos trabalhos de observação e conservação.



No ano de 2003 o ICMBio lançou um mapeamento de toda a fauna brasileira que possui 1,4 mil espécies registradas em catálogos e aproximadamente 627 em risco de extinção. Atualmente, o novo inventário aponta que a fauna brasileira é composta por 7,6 mil espécies de animais com 1051 correndo risco de extinção, o que seria equivalente a 13%.



Fonte:

TopBiologia

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário