Ministério da bicicleta pode ser criado no Japão

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

Pensando na importância que as bicicletas tem no avanço dos sistemas de transporte do país, um grupo de parlamentares japoneses propôs para o governo a criação de um novo órgão governamental, com status de ministério, para estimular o uso do modal. Chamado de Ministério da Promoção da Bicicleta, a instituição pretende uniformizar a legislação e dar origem a uma política nacional integrada na área de mobilidade ciclística.
 
Essa proposta parte também das leis confusas e contraditórias de regulação de ciclistas no Japão, resultado da atribuição pulverizada de diferentes órgãos do governo. Vislumbrando a bicicleta como meio de transporte efetivo ao longo das Olimpíadas de Tóquio, em 2020, o órgão parlamentar pretende tornar mais acessíveis as leis de trânsito voltadas aos ciclistas e fomentar o desenvolvimento da infraestrutura cicloviária, além de incentivar a população a aderir às bikes como meio de transporte não só na capital, mas também nos principais centros urbanos nipônicos.
 
A possível criação do órgão ainda não tem data prevista, mas é consenso entre os idealizadores que o representante do ministério da bicicleta seja, fundamentalmente, um ciclista – o que aproxima o atual ministro da Justiça a assumir o posto, uma vez que tem por costume pedalar longas distâncias.
 
Fonte:

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário